Campo: 100 jardas (91,44m) por 160 pés (48,77m). A endzone tem 10 jardas (9,14m)
Trave: a base tem 10 pés (3,04m), e o Y onde a bola tem que entrar tem 30 pés (9,14m) de altura por 18 pés (5,64m) de largura.
COMO COMEÇA UMA JOGADA
Um jogador (o center) entrega a bola por baixo das pernas ao quarterback. Este então pode lançá-la em profundidade, entregá-la a um jogador ao seu lado ou correr com ela.
COMO TERMINA UMA JOGADA
Quando o jogador com a bola é derrubado, o juiz apita e finaliza a jogada. A jogada também acaba se o atleta com a bola sair pela lateral ou se houver um passe incompleto (bola lançada que toca o chão antes de ser pega).
COMO SE MANTÉM A POSSE DE BOLA
Um time tem que somar 10 jardas de avanço a cada 4 jogadas (downs). Se conseguir, ganha mais 4 chances ("first down", ou primeira descida), e assim por diante.
COMO OCORRE A TROCA DE POSSE DE BOLA
Perda em downs ("turnover") - Se o time gastar seus 4 downs e não conseguir avançar pelo menos 10 jardas, é obrigado a ceder a bola ao adversário no ponto exato de sua última tentativa.
Punt - Consiste num chute que entrega a bola ao inimigo, porém no ponto mais distante possível. É um recurso de segurança, usado na 4ª e última tentativa para não ocorrer o risco de um turnover em posição de campo favorável ao adversário.
Tentativa malsucedida de field goal - Se o time tentar um chute de field goal e não converter, o adversário ganha a posse de bola no ponto de onde a bola foi chutada.
Fumble - É a perda acidental da bola no meio de uma jogada. A bola fica "viva" e pode ser recuperada pelo adversário, que na mesma jogada pode avançar com ela e até tentar marcar pontos.
Interceptação - É a perda acidental durante um lançamento. A bola é "roubada" no ar por um jogador da defesa adversária, em vez de ser agarrada pelo recebedor destinatário do passe.
PONTUAÇÃO
Touchdown (6 pontos)
Ocorre quando se leva a bola além da linha de fundo adversária (endzone) ou ao receber um passe lá dentro.
Extra Point (1 ponto)
Chute de bonificação dado ao time que fez um touchdown. Se acertar entre as traves ganha 1 ponto.
Two Point Conversion (2 pontos)
O time que marcou um touchdown pode trocar a tentativa de extra point pela um de "minitouchdown", partindo da linha de 2 jardas.
Field Goal (3 pontos)
Ocorre quando um time chuta a bola por entre as duas traves (não confundir com extra point, que ocorre só após um touchdown).
Safety (2 pontos)
Espécie de "gol contra", quando o jogador com a bola é derrubado na própria endzone, ou se cometer falta ou sair de campo por ali.
COMO JOGA A DEFESA
Tackle
Significa interromper o avanço do time adversário derrubando o jogador que estiver correndo com a bola.
Sack
É o ato de derrubar o QB (lançador) adversário antes mesmo que ele consiga entregar a bola a um companheiro.
Interceptação
COMO JOGA O ATAQUE
Passe para a frente
O QB lança a um recebedor. Isso é permitido só uma vez por jogada, com o passe feito de trás da linha de scrimmage (ponto de onde saiu a bola). A recepção só vale se a bola for pega antes de bater no chão.
Corrida
Um jogador pode partir com a bola desde o início da jogada, tentando penetrar a defesa inimiga. Geralmente é o running back ou o fullback.
Bloqueio
Alguns jogadores do ataque formam uma barreira para proteger o lançador (QB) ou o corredor (RB). Mas eles só podem empurrar os defensores adversários, nunca segurá-los
Os times
Cada equipe tem 11 jogadores em campo. Mas como não existe limite de substituição, os atletas podem entrar e sair da partida quantas vezes o técnico achar necessário. Por isso, quando o time está com a bola, usa 11 atacantes. Quando a perde, os substitui por 11 defensores. E nas jogadas de chute entram os chamados "especialistas" (que você verá nos próximos posts, aguarde).